Bitcoin Price Shatters $30.000. Eis porque $40.000 podem ser os próximos.

Quer embaraçar um analista de ações de Wall Street?

Pergunte-lhes sobre o aumento meteórico do preço do bitcoin (CCC:BTC). Como pode o bitcoin, um ativo com valor subjacente aparentemente zero, valer mais do que qualquer um dos maiores bancos da América?

Os investidores em moedas criptográficas têm tido pouco tempo para tais bagatelas. Em vez disso, eles têm estado ocupados fazendo dinheiro – ou lucros no papel, pelo menos. Desde dezembro, o preço do BTC passou de $20.000 para quase $36.000 com o vigor de um cavalo de corrida raivoso. Meu artigo que previa $30.000 em 2021 tornou-se ultrapassado em menos de uma semana. Agora, com o Bitcoin Era batendo recordes diários, muitos investidores tradicionais estão se perguntando: „É tarde demais para pular dentro?

Em resumo: Não é tarde demais … se você estiver disposto a especular. O Bitcoin é um ativo surpreendentemente „arriscado“ que sobe quando a confiança é alta. E com poucos bloqueios no caminho da recuperação econômica, a corrida do Bitcoin parece destinada a continuar, pelo menos a curto prazo. Mas quando os tempos ficarem difíceis, também não espere que a BTC o proteja.

Resumo:

  • Os preços da Bitcoin parecem fortes no curto prazo.
  • Há poucos bloqueios para um novo aumento.
  • Os investidores precisam equilibrar o BTC com investimentos contracíclicos.

BTC: Um ativo com risco

Os leitores antigos saberão que a comparação entre o bitcoin e o ouro é um perfeito disparate. O ouro é um bem tradicional „seguro“ que tende a manter seu valor quando os tempos se tornam difíceis. Por outro lado, o bitcoin é um ativo „de risco“, muito parecido com ações, títulos de lixo e uísques finos. Quando os tempos são bons, estes ativos sobem de preço. Mas quando a economia espirra, estes investimentos são os primeiros a pegar a pneumonia.

Os dados comprovam isso. Desde 2015, o bitcoin tem visto uma correlação de 20% com os junk bonds em seus retornos de 30 dias. Com o índice de ações S&P 500, ele é ainda maior: Os investidores podem creditar quase um terço do movimento do bitcoin no mercado de ações. Isso é ótimo para os investidores durante os bons tempos. Desde 2015, o bitcoin subiu 11 vezes mais rápido do que o mercado de ações durante os mercados de bull. Mas o oposto também é verdade em períodos de baixa.

Não se interponha no caminho de uma boa história

A médio prazo, o bitcoin parece estar pronto para continuar sua série de vitórias. Apesar das tentativas fracassadas de decretar um estímulo maior, o governo dos EUA ainda conseguiu fornecer um estímulo de 900 bilhões de dólares em dezembro. Mais poderia estar a caminho. E o estímulo sem precedentes tem economistas esfregando as mãos na alegria; em dezembro, a Morgan Stanley elevou suas estimativas do PIB (produto interno bruto) dos EUA de 2021 para mais de 6%, uma taxa não vista desde 1984. (O mercado acionário dos Estados Unidos continuaria a subir por cinco anos consecutivos).

A Bitcoin também conseguiu seu próprio conjunto de vitórias. Em outubro, a PayPal (NASDAQ:PYPL) anunciou que aceitaria o bitcoin, juntando-se à Square (NYSE:SQ) para trazer a moeda criptográfica para o mercado de massa. No início deste mês, o jogador pró-pés Russell Okung anunciou que receberia metade de seu salário em Bitcoin através de um aplicativo de terceiros.

E em notícias não relacionadas, em 22 de dezembro, a SEC (Securities and Exchange Commission) anunciou acusações contra a rival Ripple Labs, a administradora da altcoin XRP (CCC:XRP). Com um dos maiores rivais da Bitcoin agora em questão, o futuro parece ainda mais brilhante para o cão líder.

Um Ato de Equilíbrio

Os investidores de bitcoin, no entanto, devem moderar suas expectativas. Todo bom investimento envolve gerenciamento de risco, e comprar Bitcoin significa encher sua carteira com ações contracíclicas e outros investimentos seguros. Isso porque a Bitcoin NÃO é uma moeda ou um ativo seguro. Quando foi a última vez que você usou o bitcoin para pedir pizza?

Em vez disso, as pessoas investem em bitcoin porque acreditam em uma verdade: que o BTC vai subir de preço. Isso torna a moeda criptográfica muito mais parecida com um ativo especulativo, o que significa que você deve tratar o bitcoin muito parecido com a compra de opções de compra de S&P ou uma moeda de ouro de 1933 Double Eagle. Para cada dólar gasto em bitcoin, pelo menos o mesmo valor deve ir para a proteção da carteira.

E assim como o vertiginoso menu de produtos financeiros de Wall Street, não há escassez de ações ou investimentos que tenham uma correlação baixa ou negativa com o bitcoin.

Utilitários: Durante décadas, as concessionárias de energia elétrica emergiram como vencedoras dos investimentos em energia solar. A correlação é de apenas dois terços do S&P 500.
Obrigações do Tesouro: O índice SHY apropriadamente chamado de SHY tem uma correlação negativa de -20% com o Bitcoin.
Ouro: Ironicamente, o último concorrente do bitcoin tem uma correlação de apenas 1% com a moeda criptográfica.

A lista continua. Mas a popularidade dos ativos „seguros“ nos diz uma coisa: os bons tempos nunca duram para sempre.